Instituto Geológico, Terça Feira, 19 de Março de 2019
Home
O Instituto
Áreas de Atuação
Programas
Projetos
Produção Científica
Laboratórios
Acervo
Prestação de Serviços
Publicações
Educ. Ambiental/Ecoturismo
Outros Sites
Contatos
Trabalhe conosco
Webmail
Mapa do Site
  O Instituto Geológico
  Conheça o IG
        O Instituto Geológico, vinculado a Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo desde 1986, é uma instituição de pesquisa originária da Commissão Geographica e Geologica da Província de São Paulo, criada em 1886, destinada a planejar e executar pesquisas para subsidiar a ocupação do território paulista, representando o esforço mais antigo da pesquisa científica no Estado de São Paulo.

        Tem como missão principal a realização de pesquisas científicas em geociências e meio ambiente, gerando conhecimentos necessários à implementação de políticas públicas no Estado de São Paulo, através do desenvolvimento dos programas institucionais: Geotecnia e Meio Ambiente, Levantamentos Geológicos, Levantamentos Paleontológicos, Recursos Hídricos Subterrâneos e Meio Ambiente, Recursos Minerais e Meio Ambiente, Climatologia e Meio Ambiente e Geomorfologia do Estado de São Paulo.

        Para cumprir sua missão institucional e atender às necessidades do desenvolvimento científico e tecnológico relacionadas às demandas sociais do Estado de São Paulo, o IG, em consonância com os órgãos de coordenação do Sistema de Meio Ambiente do Estado, atua principalmente nos seguintes temas/áreas: Água Subterrânea, Recursos Minerais, Desastres Naturais, Poluição Ambiental, Zoneamento Territorial, Gestão de Unidades de Conservação, Levantamentos Básicos em Geociências, Sistemas Gerenciadores de Informação e Educação Ambiental. A realização de pesquisa nas diversas áreas são aplicadas na solução de problemas ambientais emergentes ou que necessitam de soluções em médio e longo prazos, bem como na prestação de serviços à população.

        Os trabalhos desenvolvidos pelo IG são fundamentais nas questões relacionadas ao planejamento territorial, no uso e ocupação do solo, mineração, perigos geológicos, águas subterrâneas, entre outros, empreendendo estudos que enfocam, por exemplo, processos erosivos, assim como a definição de áreas sujeitas a enchentes e escorregamentos.

        O IG presta assessoria técnica às Prefeituras, às Curadorias do Meio Ambiente e outras instituições e está apto a estudar e viabilizar projetos em parcerias com os mais diversos órgãos da iniciativa pública e privada. O Instituto também executa serviços de perfuração de poços profundos para o abastecimento de água de alguns municípios do interior paulista.

        O Instituto Geológico possui uma Biblioteca e Mapoteca especializada em Geociências, que é considerada uma das mais antigas do país, e possui um acervo de grande significado para o estudo do meio ambiente.

        O corpo funcional do IG constitui-se de três categorias básicas: pesquisadores científicos, pessoal de apoio técnico-científico e pessoal administrativo. Tem sido política da instituição o constante aprimoramento técnico-científico de seu corpo funcional, incentivando os funcionários na realização de cursos de aperfeiçoamento, graduação e pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado) e de treinamento especializado nas áreas de informática e serviços administrativos. Assim, finalizou-se o ano de 2005 com 22 doutores e 17 mestres, entre os 43 pesquisadores.
Acesse - Estrutura Administrativa
Acesse - Endereços e acessos


Instituto Geológico - Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Tel. 11 5073-5511 - Ramal 2078 | Fax. 11 5077-2219
E-mail: igeologico@igeologico.sp.gov.br

Instituto Geológico 2004

Desenvolvido por: Equipe de Desenvolvimento do Site Instituto Geológico - SMA
Para Melhor Visualizar Utilize: Internet Explorer 5.0 em diante e Resolução de no mínimo 800x600