Instituto Geológico, Quarta Feira, 23 de Agosto de 2017
Home
O Instituto
Áreas de Atuação
Programas
Projetos
Produção Científica
Laboratórios
Acervo
Prestação de Serviços
Publicações
Educ. Ambiental/Ecoturismo
Outros Sites
Contatos
Trabalhe conosco
Webmail
Mapa do Site
  Acervo
  Histórico

        Apesar de, no decorrer dos anos, a Commissão Geographica e Geologica - CGG ter dado origem a diversas instituições, coube ao IG a aguarda da documentação produzida ao longo de sua existência, bem como a de várias outras unidades administrativas dela derivadas. O referido acervo, formado por aproximadamente 15.000 documentos se constitui no suporte de uma linha de atuação que visa fortalecer o IG como ponto de referência de documentação técnico-científica e histórica na área de geociências. A documentação começou a ser efetivamente organizada somente a partir de 1986, por ocasião do centenário da CGG. Para fins de organização, os documentos foram separados em fundos, referentes a várias instituições: FCGG (Comissão Geográfica e Geológica); FIAG (Instituto Astronômico e Geográfico); FDGG (Departamento Geográfico e Geológico); FIGG (Instituto Geográfico e Geológico).
O acervo é constantemente procurado por pesquisadores de outras instituições, dado o crescente interesse em se conhecer os processos de transformação ocorridos no princípio deste século no Estado de São Paulo, principalmente aqueles relacionados às mudanças da paisagem natural decorrentes do processo de ocupação do território paulista e de apropriação econômica dos recursos naturais.
No momento, o acervo está passando por um processo de informação, visando garantir múltiplos meios de acesso às informações e conseqüentemente, facilitar o trabalho dos pesquisadores.

RESPONSÁVEL:

JOSÉ BARCELLOS RAMOS - Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo com especializaçõ em Conservaçõo Preventiva de Bnes Culturais

Dissertações e Teses sobre a CGG

FIGUEIRÔA, S.F.M. 1987. Modernos Bandeirantes. 162f. Dissertação (Mestrado) FFLCH/ USP - Departamento de História, São Paulo.

SANTOS, A. P. 1992. Terrenos desconhecidos: solos histórico-gráficos sobre uma base documental. Dissertação (Mestrado). FCL/UNESP -Inédita.

VIÉGAS, R.F. 1996. Os relatórios da Comissão Geográfica e Geológica e a Comunicação Científica no Brasil. (1886-1928). 169f. Tese (Doutorado em jornalismo e editoração). ECA/USP, São Paulo.


Outros Trabalhos


FIGUERÔA, S.F.M. (coord.) Um Século de Pesquisas em Geociências. São Paulo: Instituto Geológico, 1985. 96p.

FITTIPALDI, F.C.;SANTOS, A.P.; ARRUDA, G.; VIÉGAS, R.F. Edição digital dos relatórios de exploração e acervo histórico da Comissão geográfica e Geológica de São Paulo. In: Congresso Brasileiro de Geologia, 39. Anais...Salvador: SBG, 1996. v5. p.81-83.

GUILLAUMON, R.(Coord.) Pesquisando São Paulo: 110 anos de criação da Comissão Geográfica e Geológica. São Paulo: IG/SMA; Museu Paulista/USP; IF/SMA, 1996. 63p.

VIÉGAS, R. F. & FITTIPALDI, F. C. A Comissão Geográfica e Geológica: história, comunicação e informática. In: Arte e Ciência - Mito e Razão/ Elza Ajzenberg (org.). São Paulo: ECA/USP, 2001. p.354-362.


Para consultar o Acervo Histórico, agende antecipadamente sua visita através do e-mail biblioteca@igeologico.sp.gov.br



Instituto Geológico - Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Tel. 11 5073-5511 - Ramal 2078 | Fax. 11 5077-2219
E-mail: igeologico@igeologico.sp.gov.br

Instituto Geológico 2004

Desenvolvido por: Equipe de Desenvolvimento do Site Instituto Geológico - SMA
Para Melhor Visualizar Utilize: Internet Explorer 5.0 em diante e Resolução de no mínimo 800x600